radio Atlantec Sea

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Eduardo Costa - Pecado De Amor

DIVERSOS: A IDADE DO AMOR

DIVERSOS: A IDADE DO AMOR: Maria suspirava enquanto fazia abdominais. O pessoal da academia perguntou se ela estava bem. - Sim Sim, só uma dorzinha nas costas. Resp...

A IDADE DO AMOR

Maria suspirava enquanto fazia abdominais. O pessoal da academia perguntou se ela estava bem. - Sim Sim, só uma dorzinha nas costas. Respondeu rapidamente na intenção de desconversar, pois não ficava bem para uma senhora de 63 anos confessar que os suspiros eram paixão se extravasando - o que iriam pensar dela? Antonia me disse que conheceu o amor, pela primeira vez, aos 52 anos. Já havia se casado 3 vezes antes disso. João avisou o pessoal do escritório que não aceitaria nenhum compromisso nos fins-de-semana. Estava apaixonado e queria aproveitar todo seu tempo livre com a nova musa. Os colegas duvidaram dele, afinal, João tinha mais de 70 anos. Ridículo se dedicar ao amor nessa idade? Devia mais era trabalhar! Rubens aos 58 anos se viu perdidamente apaixonado. Separou-se da esposa e passados 5 anos ainda procura se encontrar. Quer entender o homem que se tornou depois desse encontro avassalador. Está aprendendo a dar valor tanto à ex- esposa quanto à atual namorada. Sempre me lembro dessas e de outras histórias quando escuto mulheres de 40 anos ou mais afirmarem que são velhas, como cartas fora do baralho, no complexo jogo do amor. O amor é um sentimento, uma possibilidade ou mesmo uma mercadoria apenas para jovens? Parece que estendemos a régua que mede a adolescência - começa mais cedo e pode acabar depois dos 30 – e relegamos uma grande faixa de pessoas à velhice amorosa, muito antes do tempo. Não é que o amor não tenha idade. É que a idade do amor está mais no companheirismo do que na obrigação de cumprir uma etapa da vida ao casar e ter filhos. Vive mais no desejo que desperta os sentidos e leva os corpos a se aproximarem do que na vibrante juventude. Reside mais na capacidade de entrega, ainda que gradual, do que no medo de ser abandonado. O amor prefere as pequenas aventuras do convívio às alucinações platônicas e idealizadas. O amor não tem vergonha do ridículo, é absurdo. O amor pode ser muitos. Para a idade do amor é preciso certa maturidade e muita criancice. E como dizia Picasso: É necessário muito tempo até nos tornarmos jovens. Luciana Saddi

DIVERSOS: A importância do silêncio: como cultivar a pausa

DIVERSOS: A importância do silêncio: como cultivar a pausa: Em 1952, o compositor John Cage apresentou uma peça de vanguarda ao público americano. Entrou no palco, sentou-se à frente do piano, ligou ...

A importância do silêncio: como cultivar a pausa

Em 1952, o compositor John Cage apresentou uma peça de vanguarda ao público americano. Entrou no palco, sentou-se à frente do piano, ligou um cronômetro e, durante exatos 4 minutos e 33 segundos, ficou em... silêncio. Para o artista, a música eram os leves murmúrios produzidos pela plateia atônita. Ao final desse tempo, Cage levantou-se e agradeceu ao público como se tivesse acabado de apresentar uma de suas obras convencionais. O que o músico queria? Provocar reflexão em meio à ausência de som! Sua extravagante composição virou um clássico executado até hoje, batizado de 4’33. Claro, o autor radicalizou uma experiência que, há séculos, tem operado profundas transformações não só espirituais e mentais como físicas na humanidade. Prática comum em todas as religiões, a meditação tornou-se alvo de investigação até da comunidade científica como caminho de cura para males de vários níveis. Não à toa! O silêncio é o início de tudo. De onde surgem o bem-estar, a saúde física e mental, a criação.
Na pausa entre os sons, a mente é ativada e se dá o pico da atividade cerebral. “Sem dúvida, a prática diária de interiorização melhora a qualidade de vida”, assegura o psiquiatra Ramesh Manocha, da Sydney Medical School, na Austrália, pioneira numa recente pesquisa sobre meditação. “Torna-se fonte de paz interior e neutraliza as tensões da vida, aumentando a criatividade, a produtividade e a autossatisfação.” Em seus estudos, o médico encontrou uma relação direta entre a boa saúde e o estado de silêncio mental. Já se sabe que só a quietude leva a níveis profundos de autoconhecimento, permite a construção de sentimentos positivos e fortalece a autoestima. Para examinar de forma holística, e com metodologia científica, as qualidades incontestáveis do silêncio, a universidade australiana abriu inclusive uma clínica de meditação onde os pacientes praticam sahaja ioga e podem ser avaliados de perto. Depois de algumas sessões, boa parte deles relatou melhoras significativas.

domingo, 1 de setembro de 2013

Com Amor

Não conheço ninguém que não queira uma vida plena de amor. Para que isso aconteça, o esforço inicial tem que ser nosso. Em vez de esperar que outras pessoas nos ofereçam o amor que desejamos, somos nós que devemos ser uma visão e a fonte do amor. Temos que investir em nossa caridade para dar o exemplo que outros possam seguir. Alguém disse que a menor distância entre dois pontos é uma intenção. Isto é certamente verdadeiro com relação a uma vida plena de amor. O ponto de partida ou fundação de uma vida plena de amor é o desejo e o compromisso de ser uma fonte de amor. Nossa atitude, escolhas, atos de caridade, e vontade de ser o primeiro a perdoar farão com que alcancemos nosso objetivo. Da próxima vez que você se sentir frustrado com a falta de amor em sua vida ou no mundo, faça uma experiência. Esqueça do mundo e as outras pessoas por alguns minutos. Em vez disso, olhe em seu coração. Será que você pode se tornar uma fonte ainda maior de amor? Pode fazer brotar pensamentos de amor sobre você mesmo e os outros? Será que pode estender esses pensamentos amorosos de forma que eles atinjam o resto do mundo - até mesmo pessoas que você sente que não merecem? Ao abrir seu coração para a possibilidade de um amor ainda maior, e ao se estabelecer prioritariamente como uma fonte de amor (em vez de ser um mero receptáculo), você estará dando um passo importante na direção do amor que deseja. Irá, também, descobrir algo realmente memorável. Quando você passa a se enfatizar como pessoa amorosa, que é algo que pode controlar - e coloca menos ênfase na recepção do amor, que é algo que não pode controlar - descobrirá que sua vida é plena de amor. Logo você descobrirá um dos maiores segredos do mundo: "o amor é sua própria e plena recompensa." (Richard Carlson)

Sonhando e voando...

Vem... Abra a janela deste teu olhar Salte e se acomode em minhas asas já que ainda não sabes voar Deixa que eu te leve ao infinito Te mostre os sonhos que visualizo As formas as cores... Os cheiros que eles têm Vem... Não tenhas medo... não há perigo Sonhar não faz mal a ninguém Segure-se em mim bem firme E me deixe apenas te mostrar Que este mundo existe E que podes sonhar também Os teus próprios sonhos Voar... com tuas próprias asas Solte-se... bem devagar... Voe entre o céu e o mar É tua toda esta imensidão Não tenhas pressa pra teu sonho acabar Deixe-o acontecer o tempo que durar O tempo que ele possa mesmo em sua impossibilidade Te realizar... regina ragazz

Inspire-se agora na flor de lótus

As vezes, sem motivo especial (e sem entender o que de fato está se passando), nos pegamos nervosos e agitados, com o pavio prestes a explodir. O que muita gente ignora, entretando, é que em situações desse tipo somos atacados por perturbações do mundo astral. São cargas pesadas, e estamos sujeitos a essas influências. Mas, para que você saiba como ele atua, é preciso entender que a mente é coletiva, ou seja, todos nós estamos dentro de uma só mente. Quer ver? Quando você fica sem atividade mental, admirando o horizonte, por exemplo, vários pensamentos passam pela sua cabeça, inclusive os mais absurdos. Pois bem, de tudo o que passa pela sua cabeça, pelo menos 70% não é seu. Agora você me pergunta: como vou saber o que é meu e o que não é meu? Infelizmente, não dá pra saber! Diariamente, um milhão de ideias passam pela nossa cabeça. Mas um pensamento só será seu quando você o assumir para si mesma. Então quer dizer que posso estar desanimada e esse baixo-astral não ter nada a ver comigo? Sim, e mais: tem muito encosto por aí explorando os seres humanos! Muita gente pensa que está cansada ou que a vida não flui por falta de sorte. Na verdade, está com encosto! O convívio com esse astral contrário é constante. De fato, há espíritos que não querem ir embora e se grudam na gente. O que acontece? Seu astral começa a pesar. Você está bem e, de repente, começa a se sentir esquisita. Eles nos magnetizam e misturam os pensamentos porque a mente é uma só. E nós somos verdadeiros filtros. Gostaria que você abrisse os olhos para se proteger. Se, do nada, você se descontrola, pare e concentre-se na paz. Tenha em mente que a perturbação só a rodeará se você assumir o encosto pra si mesma. Aprenda a identificá-lo e conseguirá se livrar dele. Será que as coisas que você tem sentido são mesmo suas? Veja bem, não quero tirar suas responsabilidades, quero que você reflita. Saiba que todo mundo tem proteção, tem luz. Já lhe disse, inclusive, que o universo conspira a seu favor. Portanto, mantenha a sua firmeza no bem. Dessa forma não há pensamento ruim (ou encosto) que resista. Assim como eles vêm, eles simplesmente vão. Passam porque você estará firme na sua inteligência, na sua paz, no seu bem! Gasparetto

Gandhi e a força da não violência

ALGUNS PENSAMENTOS DE GANDHI “A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. Ela é uma arma para os bravos.” “Resistência pacífica, mas não passiva contra as injustiças.” “Amor e verdade são as forças abstratas mais poderosas desse mundo.” “Em toda a história a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e por um tempo eles pareceram invencíveis, mas no final eles sempre caem. Pense nisso, sempre!” “Minha vida é um todo indivisível e todos os meus atos convergem uns nos outros. E todos eles nascem do insaciável amor que tenho pela humanidade.”

10 formas simples de viver uma vida menos stressante

Se me perguntasse qual era a chave para a longevidade, teria de dizer: evitar as preocupações, o stress e a tensão. Mesmo que não me perguntasse, teria de o dizer na mesma.” - George F. Burns O stress está à espreita em cada canto e esquina – trabalho, família, questões financeiras – e juntamente com hábitos nocivos como uma alimentação pouco saudável, muito álcool e tabaco, e pouco exercício físico, tudo contribui para elevar ainda mais os níveis de stress. Existem pequenas coisas que pode alterar na sua vida para que passe a dominar o stress e não vice-versa. Também é importante saber que nunca terá uma vida completamente livre de stress e, convenhamos, em doses razoáveis, até é uma coisa que nos desafia e ajuda a crescer. Mesmo assim, há sempre espaço para melhorar, principalmente no que toca à nossa saúde e bem-estar. Inspire-se nestes 10 hábitos – um de cada vez – e comece a viver uma vida menos stressante mais depressa do que imagina. Uma coisa de cada vez. Esta é a forma mais simples e mais eficaz de começar a reduzir os seus níveis de stress já hoje, ou melhor, agora mesmo. Procure concentrar-se a 100% em cada coisa que faz e faça apenas uma coisa de cada vez, ou seja, elimine toda e qualquer distracção. Precisa de limpar o frigorífico? Faça apenas isso. Tem um artigo para acabar? Dedique-se à sua concretização. Vai ser difícil não lavar a loiça enquanto fala ao telefone e vê o telejornal; ou espreitar o e-mail de cinco em cinco minutos quando devia de estar a terminar aquele projecto. Como tudo, vai precisar de praticar e com a prática vai melhorar e até ganhar vontade de fazer mais, mas sempre uma coisa de cada vez. Simplifique a agenda. Uma agenda caótica é, em si só, um enorme instigador de stress. Procure simplificá-la ao reduzir o número de compromissos que tem, mantendo apenas os essenciais. Aos restantes, aprenda a dizer que não, será a melhor forma de se “livrar” de compromissos que não lhe são benéficos. Agende poucas coisas por dia – coisas importantes – deixando sempre tempo livre entre as mesmas, ou seja, certifique-se que tem tempo para descontrair e para divertir-se. Mexa-se. Seja activo todos os dias: um jogo amigável de futebol com os amigos, uma corrida, uma sessão de ioga ou uma simples caminhada é o suficiente para reduzir e manter o stress à distância. Não tem de fazer exercício físico extenuante para combater o stress, basta mexer-se diariamente e divertir-se a fazê-lo. Incuta um novo hábito saudável este mês. Para além de se manter activo, melhorar o seu estado de saúde em geral vai ajudá-lo a controlar melhor o stress. Tente incutir um novo hábito saudável todos os meses: deixe de fumar, substitua as bolachas por fruta na hora do lanche, coma mais legumes, passe a lavar os dentes três vezes por dia, coma mais peixe, troque os refrigerantes por água… Faça algo calmante. O que mais gosta de fazer para se acalmar? Para muitas pessoas pode ser pôr-se a mexer como falamos em cima, para outros pode ser dormir uma sesta, tomar um banho de imersão, ler ou fazer amor (o que pode ser considerado uma actividade física se durar mais de 5 minutos!). Outras pessoas ficam mais tranquilas quando se entregam às lides domésticas ou à jardinagem, enquanto outras preferem a meditação ou o pilates. Descubra a sua actividade calmante e tente incorporá-la no seu dia-a-dia. Simplifique as suas finanças. Os assuntos financeiros podem ser uma fonte inesgotável de stress e o suficiente para desgastar todas as suas energias e criar-lhe verdadeiras dores de cabeça. Se este é o seu caso, procure formas de garantir a sua estabilidade e sucesso financeiro; mentalize-se que não precisa de gastar muito dinheiro para ser feliz ou para se mimar como deve ser. Desfrute ao máximo! Faça questão de se rir e de se divertir todos os dias, nem que seja por apenas alguns minutos. Pode ser brincar com os miúdos, conversar com um velho amigo, dançar em frente ao espelho, cantar no duche, fazer algo atrevido com a sua cara-metade… seja o que for, ria-se muito! Seja criativo. Tal como o riso, também a criatividade é uma terapia excelente para reduzir e prevenir o stress. Seja escrever, pintar, tocar música, desenhar, decorar, fazer bricolage ou projectos manuais, o importante é despertar a veia criativa que há em si. Organizar. O stress visual também perturba, principalmente quando tem locais de trabalho ou divisões da casa cheias de objectos em excesso e que não têm qualquer utilidade se não ocupar espaço. Analise a sua casa e escritório, vendo bem o que está a mais, o que pode ser doado, o que seria mais útil noutra divisão e comece a eliminar e a organizar. No final, terá um ambiente muito mais pacífico para trabalhar, brincar e viver. Faça isto de vez em quando, pode até acabar por ser uma das suas actividades mais divertidas! Chegue sempre cedo. Passamos cada vez mais tempo a correr e, mesmo assim, sempre atrasados – duas coisas que são grandes aliadas do stress. Por norma, os nossos afazeres acabam sempre por demorar mais tempo do que o previsto, por isso mesmo, é fundamental assegurar sempre alguns minutos extra – seja levantar-se mais cedo, começar a preparar os miúdos ainda mais cedo que o costume ou não deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Para além de ajudá-lo a não se atrasar, esse tempo extra permite-lhe executar o que tem a fazer com mais calma.

Quando a pessoa amada pede um tempo pode ser o fim?

"Pedir um tempo" é o recurso de uma separação temporária onde o casal decide o futuro do relacionamento. Muito frequente em relacionamentos desgastados, ciúme intenso, diferenças de opinião, amor não correspondido, essa decisão nem sempre é tomada pelos dois ao mesmo tempo. Algumas pessoas querem terminar o relacionamento, mas não tem coragem. Protelam a decisão "pedindo um tempo". O outro então espera pela volta do parceiro, o que nem sempre acontece, provocando tristeza e saudade. A decisão do casal tem que ser baseada na sinceridade. Se você não quer mais continuar com a pessoa amada seja assertivo. O término de um relacionamento não é fácil. Mesmo que ele esteja desgastado implica em sofrimento para ambos. Um sofrimento necessário, mas não eterno. O ser humano tem uma grande capacidade de adaptação às mudanças da vida. É difícil desistir do outro, deixar ir embora quando a gente ama. A gente, às vezes, se apega em relacionamentos desgastados por receio do futuro, medo de ficar sozinho ou mesmo por orgulho. Pense com carinho sobre seu relacionamento. Procure agir com sabedoria e discernimento. Deixe um pouco de lado as emoções muito fortes como: raiva, ódio, mágoa e ciúme. Se a pessoa amada pediu um tempo, deixe-a partir. Nós nascemos livres! Temos o direito de amar ou não. Escolher o que desejamos para nossa vida amorosa. Aja de forma racional. Trabalhe o medo do rompimento definitivo reforçando a auto-estima. O medo atrai aquilo que tememos e é sinal de forte insegurança, que sinaliza baixa auto-estima. Você pode pular de um amor para o outro, mas nunca será feliz se não tiver auto-estima e respeito por si próprio. Não corra atrás do seu amor, respeite os sentimentos do parceiro. O verdadeiro amor deseja o afeto espontâneo e não as correntes do ciúme e do apego. Insistir num encontro, ligar com insistência só vai dificultar as coisas. O outro precisa pensar, sentir sua falta e aí voltará inteiro para você ou não. Ninguém perde o que não tem. Confie no destino e na sua felicidade! Não force uma reconciliação com lágrimas exageradas, juras eternas ou promessas que jamais cumprirá. Jamais implore amor! "Sempre" e "nunca" não existe no vocabulário da vida. São as mudanças que trazem felicidade e renovação. Se você levou um fora, se alguém pediu um tempo e não voltou mais, siga em frente! Conviva de forma equilibrada com a tristeza e a dor da perda. Mas se a dor está muito prolongada e você perdeu o interesse por tudo, procure ajuda profissional, pode ser o início de uma depressão. Dependência afetiva não é amor! Cultivar o sofrimento não leva a nada. Sofrendo ou não, sozinho ou acompanhado a vida segue. Não pare! O destino promove encontros e facilita reconciliações. Acredite nesse poder da vida! A ação do tempo cura as feridas da mágoa. Permita que a esperança abrace seu coração. Novos amores virão se você realmente quiser! Se a pessoa amada quiser voltar e você tiver medo de recomeçar, escute o seu coração! Todos nós merecemos uma segunda chance. Se você pediu um tempo e não sabe se volta ou não, cuidado com essa demora! Lembre-se: "A fila anda!" Vivência para a volta da esperança: Coloque uma música suave. Deite-se num lugar confortável. Respire tranquilamente. Quando a mente estiver serena, feche os olhos e preste atenção na música. Imagine um imenso jardim verdejante. Olhe para o céu. Mentalize um pombo-correio. Deixe que ele venha ao seu encontro. Prepare um recado para ele. Imagine um recado para seu pombo-correio levar: "Peço a Deus, aos anjos do amor, que se for para minha felicidade que a pessoa amada volte para mim. No entanto, se meus caminhos são outros, me liberte. Anjos do amor, que eu receba a alegria de viver e a promessa de dias felizes no amor!" Admire o vôo do pombo-correio rumo à liberdade. Abra os olhos. Toda vez que estiver triste se lembre do pombo- correio. Sua felicidade no amor estará garantida se você acreditar que a merece! Texto da terapeuta Sandra Cecília

OPORTUNIDADE

Todo dia é um novo amanhecer vindo de um novo dia, com novas espectativas e novos objetivos a serem traçados. Cada amanhacer que presencio é sempre o mesmo objetivo, e a mesma espectativa, aquela onde vamos poder sonhar juntos em um lugar onde nada possa nos empedir, o anoitecer chega e eu estou ali com lágrimas percorrendo por toda a minha face apenas sentindo a saudade de alguém que um dia esteve aqui mais hoje não está. Amar se torna pouco, platônico seria o ideal. Você não sabe o que sente, é além de amor, além de todos os sentimentos que um dia foram nomiados, é algo que sua alma florece ao estar bem, e ao estar mal ela corrói, muitas vezes a saída é viver em outro mundo e enxergar tudo com os olhos e não com o coração. Talvez nós juntos sejamos o impossível, mas minha vontade de um dia ser possivel não é apenas um sonho é o que eu almejo de uma realidade. As coisas estão acontecendo, mais de uma coisa pode ter certeza permanece em minha mente. A forma que tiver que acontecer eu não me importo, eu só quero você escondido ou assumido.

SER FELIZ

Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Ser feliz não é apenas ter júbilo nos aplausos mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si e ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz, é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais! É ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar: “Eu errei”. É ter ousadia para dizer: “Me perdoe!” É ter sensibilidade para expressar: “Eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “Eu te amo”. E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que... Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Texto extraído do livro "Dez Leis Para Ser Feliz" de Augusto Cury

"Só se vive uma vez"

"A vida são dois dias", costuma-se dizer. "E o Carnaval são três", costuma-se acrescentar. São expressões comuns que reflectem um modo de estar despreocupado e sob muitos aspectos sadio. Apelam a um certo desprendimento das preocupações e cuidados excessivos. Com os bens materiais, com a reputação, com a obsessiva preservação da saúde, com os melindres, e com tantas outras ninharias que nos ocupam em demasia, sobretudo se considerarmos que estamos aqui de passsagem. E a finalidade dessa passagem. o consolador Jesus de Nazaré enunciou mais ou menos a mesma filosofia do seguinte modo: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6.34) Todos conhecemos a alusão que o Mestre fez aos lírios do campo e às aves dos céus, a quem Deus provê as necessidades, para nos demonstrar que é bem mais importante que busquemos antes o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas se nos acrescentarão. É, pois uma questão de prioridades. E são justamente as prioridades que a filosofia materialista inverteu. Se "a vida são dois dias e o Carnaval são três" nos encoraja a não valorizar ofensas, a não nos apoquentarmos com miudezas, a concedermos a nós mesmos uma recompensa ou um mimo, sem complexos de culpa, já o "só se vive uma vez" encerra um certo convite ao excesso e à desresponsabilização. Num mundo sem Deus, numa vida em que tudo vem e regressa ao Nada, num Universo caótico onde o certo e o errado são meras convenções sociais e adaptações genéticas, há que aproveitar. Como? Cultivando a paixão pelo prazer imediato e inconsequente, com excessos de toda a ordem. Se para o ateísmo-materialismo nada tem verdadeiramente sentido nem finalidade, é razoável, ou pelo menos convidativo, viver para a satisfação dos instintos básicos. Se somos apenas matéria, há que viver para a matéria. É natural que quem não acredita ser um ser espiritual não tenha muito apreço por outros valores. As consequências para a Humanidade é que não são nada boas. O político influente governa para seu proveito. O trabalhador humilde mede a sua felicidade pelo tamanho do seu vencimento - e por isso não é feliz. O rico confunde dinheiro com felicidade e amealha dinheiro em vez de espalhar felicidade. Os prazeres da vida passam a ser um fim em si mesmos e não um meio para retemperarmos energias e renovarmos o espírito. É o vale-tudo, porque não há ideais. É nascer, gozar o mais que se pode, e morrer. Não é saudável. Contudo, quem tem da vida uma noção dúplice, de Espírito e matéria, sabe atender a ambos com equilíbrio. Não é ir burocraticamente picar o ponto ao centro espírita, à igreja, ao salão evangélico, à sinagoga, à mesquita ou ao terreiro. Não é cumprir algumas normas externas. É viver plenamente de acordo com a nossa crença em Deus, na imortalidade e no Bem. Além do mais, não se vive só uma vez.