radio Atlantec Sea

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

12 de Outubro – Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mundo Das Drogas Visão Espirita

Há quem diga que não exista ex-drogado. Há usuários que perderam a esperança de conseguir viver sem as drogas. Há familiares desesperados sem saber como lidar, aconselhar, ajudar de forma realmente eficaz. De fato, este assunto é muito complexo quando se refere à causa, e um tanto problemático no que diz respeito ao efeito. Mas a espiritualidade nos diz que estes casos não somente estão ligados ao corpo físico, como também - e principalmente - ao Espírito. A dependência química é fato e está aí a ciência que nos comprova tal fenômeno referente ao efeito provocado de curto ou logo prazo. Mas e a causa? Como podemos chegar a ela de forma profunda, de tal maneira a reconhecê-la e eliminá-la? Pois quando se elimina a causa, fica muito mais fácil tratar o efeito ao ponto de combatê-lo completamente. Sim, a religião muito ajuda o indivíduo e DEVE, sem sombra de dúvida, ser utilizada como "antídoto" JUNTAMENTE com a medicina clínica e psíquica. Porém há casos de usuários (e também traficantes) que vão além do conhecimento da maioria das religiões no que concerne à CAUSA, e, neste aspecto, nem tão pouco a medicina pode alcançar (apesar da tentativa da medicina psíquica, onde muitos médicos psicólogos e psiquiatras hoje em dia já indicarem o Espiritismo). É justamente aí que entra o Espiritismo na busca de um diagnóstico espiritual para um tratamento paralelo ao científico-religioso, começando pela causa e posteriormente o efeito. Muitos podem não dar crédito, ou achar que não é correto biblicamente falando (o que é um equívoco, dadas as inúmeras possibilidades de interpretação humana aos livros divinos), porém, o trato espiritual que se dá a estes 'enfermos da alma', baseando-se na receita de médicos espirituais, somado à conduta moral e cristã que nos é ensinada através da codificação de Kardec, de fato são transformadoras e renovadoras. Uma das explicações dadas à causa que dá início ao uso de químicos em geral, e principalmente os tais alucinógenos, pode estar vinculada ao desequilíbrio mediúnico. Pessoas boas de coração, denominadas sensíveis ou sensitivas, que geralmente encontram nas artes sua forma de livre expressão; pessoas propensas a ajudar os outros sem requerer reconhecimento ou gratidão; pessoas desapegadas a bens materiais em sua grande maioria; pessoas geralmente injustiçadas, exploradas, mal interpretadas e que sofrem muitas decepções e fracassos em diversos aspectos da vida... Pessoas neste perfil, com o tempo, tendem a tornar-se inseguras, partindo para o desânimo, angústia, tristeza profunda, depressão, crises existenciais, bipolaridade; e a fuga, em suas diversas formas, passa a ser sua única saída mais palpável e de pronto socorro. Mediunidade desequilibrada, não compreendida e não utilizada de forma construtiva. Mediunidade é assunto sério! Seu desequilíbrio pode levar ao negativismo, pessimismo, autodestruição... Não há outro lugar que saiba tratar e ensinar o indivíduo médium a lidar com sua sensibilidade que não seja na doutrina espírita. E não é menosprezando as outras religiões, cada qual tem sua missão na Terra, mas, infelizmente, algumas religiões ainda menosprezam a doutrina espírita sem ao menos darem a chance de conhecer e entender o porquê de sua existência e utilidade nos tempos de hoje. Drogas... Isso também tem cura! Mas lembre-se: enfermidade da alma, a causa é no Espírito. Não adianta tratar o efeito sem antes conhecer e eliminar a causa. Ket Antônio

domingo, 8 de junho de 2014

Faz parte da vida...

"... Você pensa que nunca vai esquecer, mas esquece. Você pensa que essa dor nunca vai passar mas passa. Você pensa que tudo é eterno mas não é. E não há nada de trágico nisso... Faz parte da VIDA!..." Autoria: Pe. Fábio de Melo

DOÇURA

"... Doçura é a maestria dos sentidos. Olhos que vêem o fundo das coisas. Ouvidos que escutam o coração das coisas. Boca que fala a essência das coisas. Doçura é o resultado de uma longa jornada interior ao âmago da vida e a habilidade de lá descansar e assistir. O que é realmente doce nunca pode ser vítima do tempo. Porque doçura é a qualidade da pessoa cuja vida tocou a eternidade!..." Autoria: Brahma Kumaris

domingo, 20 de abril de 2014

PÁSCOA E A DOUTRINA ESPÍRITA

Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação". Com o êxodo, a Páscoa hebraica será a lembrança perpétua da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés.Assumida pelos cristãos, a Páscoa Cristã será a lembrança permanente de que Deus libera seu povo de seus "pecados" (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal. O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações. "Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - (João, 1:29). João usou o termo Cordeiro, porque usava-se na época de Moisés, sacrificar um cordeiro para agradar á Deus. Portanto, dá-se a ideia de que, Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados. Mas para nos libertarmos dos "pecados", ou seja, dos erros, devemos estar dispostos a contribuir, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia. Porque Jesus não morreu para nos salvar; Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação. Esta palavra "salvação", segundo Emmanuel, vale por "reparação", "restauração", "refazimento". Portanto, "salvação" não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é "libertação" de compromisso; é regularização de débitos. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade. Portanto, aproveitemos mais esta data, para revermos os pedidos do Cristo, para "renovarmos" nossas atitudes. Como disse Celso Martins, no livro "Em busca do homem novo" : "que surja o homem novo a partir do homem velho. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por muitos de nós, que se agitam na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã. Que este homem novo seja um soldado da Paz neste mundo em guerras. Um lavrador do Bem neste planeta de indiferença e insensibilidade. Um paladino da Justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares. Um defensor da Verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas e tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional. Que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da Caridade, como entendia Jesus: Benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias." Por isso, nós Espíritas, podemos dizer que, comemoramos a páscoa todos os dias. A busca desta "libertação" e/ou "renovação" é diário, e não somente no dia e mês pré determinado. Queremos nos livrar deste homem velho. Que ainda dá maior importância para o coelhinho, o chocolate, o bacalhau, etc., do que renovar-se. Que acha desrespeito comer carne vermelha no dia em que o Cristo é lembrado na cruz. Sem se dar conta que o desrespeito está em esquecer-se Dele, nos outros 364 dias do ano, quando odiamos, não perdoamos, lesamos o corpo físico com bebidas alcoólicas, cigarro, comidas em excesso, drogas, sexo desregrado, enganamos o próximo, maltratamos o animal, a natureza, quando abortamos, etc. Aliás, fazemos na páscoa o que fazemos no Natal. Duas datas para reflexão. Mas que confundimos, infelizmente, com presentes, festas, comidas, etc.

sexta-feira, 7 de março de 2014

DIVERSOS: A história do Dia Internacional da Mulher

DIVERSOS: A história do Dia Internacional da Mulher: Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objeti...

A história do Dia Internacional da Mulher

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. A história No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

quarta-feira, 5 de março de 2014

Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal. Uma das frases – no momentio da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus. A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma. A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus. Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14). A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração. Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? - mesma pergunta de São Francisco diante do crucifixo. Mas, geralmente, a minha penitência é ofertar algo de que eu gosto muito para Deus neste tempo quaresmal. Você, que fuma, por exemplo, deixe de fazê-lo na Quaresma. Tenho certeza de que após esse tempo quaresmal Deus o libertará do vício do cigarro. Você, que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus o leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo que, de tão abstrato, não vai levá-lo a nada. Faça penitência de novela, você que as assiste. Tem de ser algo que o leve à conversão. O Espírito Santo o levará à penitência que você precisa fazer nesta Quaresma. Padre Roger Luis

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

JARDINEIRA

Jardineira Oh! jardineira porque estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu? Foi a camélia que caiu do galho, Deu dois suspiros e depois morreu. Vem jardineira! Vem meu amor! Não fiques triste que este mundo é todo seu. Tu és muito mais bonita Que a camélia que morreu. Um excelente Carnaval para todos!

MENSAGEM DE BEZERRA DE MENEZES

Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de escolher hora, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate a porta. O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado ou por ser alta noite, mau o caminho ou o tempo, ficar longe ou no morro, o que, sobretudo, pede um carro a quem não tem com que pagar a receita ou diz a quem chora à porta que procure outro, esse não é medico, é negociante de medicina que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura. Esse é um infeliz que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu Espírito, a única que jamais se perderá nos vai-e-vens da vida. A nós compete ter nos lábios a sincera resposta, ditada por um coração puro e bem intencionado, que, em chegando a qualquer parte, possa anunciar sua presença com palavras de amor e paz, harmonia e boa vontade, a fim de que nunca venha nossa aproximação de outros irmãos, ou nossa filiação a seus grupos de trabalho ou estudo, a constituir-se em motivo de perturbação e sofrimento. Se vossos olhos se afeiçoarem à contemplação da singeleza e da simplicidade, simples e singelos serão vossos Corações. Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma, à medida que se vão curando, vão se tornando médicos por sua vez. Solidários, seremos união. Separados, seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. A fraternidade é o hálito de Deus sustentando as criaturas e unindo-as como verdadeiras irmãs. É benção que alenta e consola, quando desaparecem os recursos exteriores incapazes de amparar os sentimentos e sustentar o equilíbrio a ponto de desarmonizar-se. Para que venhamos a receber é preciso dar e dar sempre, com o bem aos outros, para que o bem nos escolte em nosso combate bendito objetivando evitar a vitória do mal, com a vitória do bem que partirá invariavelmente de nós mesmos. (Psicografia de Chico Xavier). Antes de qualquer sondagem das forças psíquicas, no sentido de se lhes apreciar o desdobramento, vale mais a consagração do trabalhador à caridade legítima, em cujo exercício todas as realizações sublimes da alma podem ser encontradas. (Psicografia de Chico Xavier). Quem desejar a verdadeira felicidade há de improvisar felicidade dos outros; quem procure a consolação, para encontrá-la, deverá reconfortar os mais desditosos da humana experiência. (Psicografia de Chico Xavier). Esclarecer para conquistar a Sabedoria e devotar-se ao bem do próximo para alcançar a divindade do amor... A tarefa pede fortaleza no serviço com ternura no sentimento. (Psicografia de Chico Xavier). Antes de cogitarmos do problema de sermos amados busquemos amar, conforme o Amigo Celeste nos ensinou. (Psicografia de Chico Xavier). É preciso, meus filhos, viajarmos dentro de nossa própria alma... Por isto, as nossas chagas interiores só nós mesmos poderemos curá-las. (Psicografia de Shyrlene Campos). Não podeis deixar vos envolver pela soberba, que nos tempos últimos passou a ser uma constante no comportamento de jovens, de crianças e até dos mais idosos. O orgulho está exacerbado pela ascendência do materialismo. Jesus não cessou de combater o germe nefasto da conduta exclusivista, que leva a sociedade à desagregação e a torna vítima de inúmeras doenças de ordem moral e ainda de reflexos a gerar anomalias nos corpos físicos. Perscrutai o vosso mundo olhando-o como um corpo constituído de diversos membros. Verificai como o futuro do homem está cada vez mais incerto. Não podereis sustentar este estado de coisas para sempre, e já colheis na atualidade o fruto amargo do comportamento desregrado. Vede como se multiplicam os cânceres. Observai como a epidemia da AIDS alastra-se por toda a parte. Verificai como ocorre um recrudescimento de enfermidades que haviam sido erradicadas em passado próximo. E, diante de tantos dissabores, como se comporta o homem? Pensa em se melhorar moralmente? Pensa em buscar nos ensinamentos divinos a resposta para tantas dores? Não, absolutamente. O desejo humano é o de gozar os prazeres materiais da melhor maneira possível. Vede como atua a conduta do ser diante do flagelo que se esparrama através da sexualidade desregrada e do uso das drogas injetáveis. (Psicografia de Chico Xavier). Os que estimulam as campanhas publicitárias na mídia do vosso mundo, empurrando jovens e criaturas em vias de perdição para o abismo do sofrimento, não possuem qualquer noção do que seja a existência do Espírito. Preferem admitir as costumeiras e limitadas concepções religiosas que há tanto tempo escravizam esta Humanidade, mantendo-a na condição de inferioridade que a tem caracterizado entre as muitas moradas existentes na casa do Pai Santíssimo. (Psicografia de Chico Xavier). O desencarne material programado – aquele desencarne que é o cessar da prova – é visto no Plano Espiritual com muita alegria por aqueles que se encontram no além. É com muita tristeza quando alguém parte por acidente, por invigilância ou por suicídio, porque sabemos que aí a criatura vai esvaindo o seu fluido vital em grande sofrimento, e não terá toda aquela reparação para se esgotar o fluido vital e ajuda. Esta pessoa, então, ficará colocada à própria sorte, porque se rebelou contra os desígnios divinos, se rebelou contra a dor que ela mesma programou para si. (Psicografia de Shyrlene Campos). Se nós sofremos, se nós choramos, se passamos por testes difíceis, se o desespero nos bate à porta da alma, tudo isto foi conquistado pela nossa vontade, com nossos esforços, com as nossas opções de vida, em decorrência das nossas decisões tomadas em vidas pretéritas.1 (Psicografia de Shyrlene Campos). Em relação àqueles que partiram de uma forma violenta, desajustada ou suicídio, não se deve pensar nas imagens negativas que eles deixaram. Deve-se pensar nos instantes em que eles foram felizes, deve-se pensar em momentos jubilosos, não nos instantes dolorosos, para que eles tenham força e se alimentem dessas energias lenitivas que são emitidas pelo pensamento. (Psicografia de Shyrlene Campos). A grande luta deste momento se travará no país da consciência de cada discípulo de Jesus. As convulsões serão de natureza interna. A batalha mais difícil será a da superação das más inclinações, administrando-as e direcionando-as para o Bem... Não guardemos qualquer ressentimento nem nos deixemos entristecer ou entibiar , quando as forças parecerem diminuídas. (Psicografia de Divaldo Franco). Se não formos capazes de discutir as nossas dificuldades idealistas em clima de paz, de fraternidade, de respeito mútuo, de dignificação dos indivíduos e das instituições, que mensagem podemos oferecer ao mundo e às criaturas estúrdias deste momento? (Psicografia de Divaldo Franco). Existe uma herança muito mais preciosa do que bens materiais: a herança do exemplo, a herança moral, a herança da dignidade. (Psicografia de Shyrlene Campos). O simples fato de desencarnarmos não nos torna pessoas angelicais e, muito menos, nos dá maior mérito por termos deixado a vida carnal. Nós continuamos sendo o que fomos, amando ou desamando, equilibrados ou desequilibrados, com uma gama de sentimentos agravados, às vezes, pela convivência com entidades que estão desencarnadas e que durante o decorrer de toda uma existência foram nossos associados em ações menos felizes ou em ações felizes... Aquilo que vocês fizeram na Terra vocês encontrarão no Plano Espiritual, como uma conseqüência natural dos seus atos. Quem vive bem na Terra, dentro dos padrões morais, tem o respeito da comunidade em que vive. Quem vive desrespeitando a lei e em desatinos terá a reprovação coletiva da comunidade em que vive. Assim também é no Plano Espiritual. Assim como você vive hoje, assim será também a sua vida no plano do além. (Psicografia de Shyrlene Campos). É preciso compreender a necessidade de vigilância para que os perigos não se convertem em desastres e para que a expectativa não se transforme em angústia. (Psicografia de Chico Xavier). Lembremo-nos de que a sementeira é divina e a promessa do amanhã vitorioso cumprir-se-á, apesar dos esforços negativos... Não importa o vento adverso, a tempestade ou a fagulha que destrói; há sempre a flor da Esperança a Luz Divina do Coração Celeste que abençoa, renova, acerta, restaura, aduba, fortifica... Sigamos para diante. Vençamos as dificuldades, estejamos vigilantes em nossos setores de ação, prontos a ratificar, renovar, ajudar. (Psicografia de Maria Cecília Paia). Evangelizemos. Há um grito que ressoa pelo infinito! Pai, socorre-nos! Os tempos são chegados, os corações aflitos pedem amparo, os desesperados suplicam luz. (Psicografia de Maria Cecília Paia). Dificuldades e desafios apresentam-se no Planeta em todas as áreas do conhecimento e do comportamento. As estruturas mal construídas do passado esboroam-se ante o fragor das demolições incessantes. A árvore que não foi plantada pelo Bem é derrubada, e as casas edificadas sobre as areias movediças ruem desastrosamente. Mas a obra do Bem permanece suportando os vendavais, enfrentando todos os desafios... A grande luta deste momento se travará no país da consciência... As convulsões serão de natureza interna. A batalha mais difícil será a da superação das más inclinações, administrando-as e direcionando-as para o Bem. (Psicografia de Divaldo Franco). Abençoai sempre as vossas dificuldades e não as lastimeis, considerando que Deus nos concede sempre o melhor e o melhor tendes obtido constantemente com a possibilidade de serdes mais úteis... Quanto mais compreenderdes os que vos partilham os caminhos humanos, mais respeitados vos encontrareis, de vez que, quanto mais doardes do que sois em benefício alheio, mais ampla cobertura de amparo do Senhor assegurará a tranqüilidade em vossos passos. (Psicografia de Chico Xavier). O mundo está repleto de ouro. Ouro no solo. Ouro no mar. Ouro nos cofres. Mas o ouro não resolve o problema da miséria. O mundo está repleto de espaço. Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos. Mas o espaço não resolve o problema da cobiça. O mundo está repleto de cultura. Cultura no ensino. Cultura na técnica. Cultura na opinião. Mas a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo. O mundo está repleto de teorias. Teorias nas escolas filosóficas. Teoria nas religiões. Mas as teorias não resolvem o problema do desespero. O mundo está repleto de organizações. Organizações administrativas. Organizações econômicas. Organizações sociais. Mas as organizações não resolvem o problema do crime. Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria, para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão, para extinguir o monstro do egoísmo, que promove a guerra, para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no Coração humano. (Psicografia de Chico Xavier). Não pisemos as flores do chão... Devemos nos esforçar em conservar a vida, porque assim estaremos conservando nossa própria vida. Não pisemos as flores do campo, porque em todas elas resplandece Deus. (Psicografia de Shyrlene Campos). Fora da caridade não há salvação. (Psicografia de Chico Xavier). Lutai contra o inimigo devorador – a imperfeição – a fim de que tenhais condição, enfim, de acender em vós a Luz da Vida Plena! Lutai, acima de tudo, contra a ociosidade que tenta vos barrar a marcha! (Psicografia de Divaldo Franco). Aquilo que nós pensamos nem sempre corresponde a verdade dos fatos. E nós, quantas e quantas vezes, fechamos as portas abençoadas do auxílio espiritual porque estamos com as portas da alma escancaradas para a sombra, permitindo que haja invasão em nossa mente de tudo quanto polui, macula, agride e fere, não só a elevação de nossas almas, como a integridade psíquica e até física dos nossos semelhantes. (Psicografia de Shyrlene Campos). O verdadeiro amigo é aquele que é capaz de compartilhar com você coisas grandes – a fé, a caridade, a solidariedade. Amigo é aquele que, mesmo sabendo que você errou, é capaz de silenciar o máximo que puder para você jamais perder a auto-estima. Amigo é aquele que, nos instantes de alegria, é capaz de nos abraçar e sorrir unido a nós e levar a notícia dessa alegria para que outros também se alegrem. O amigo é capaz de estar presente no instante em que a gente chora e sofre, mas é capaz também de respeitar a nossa ausência e o nosso silêncio, não impondo confissões nem, em momento algum, que sejamos os portadores de privilégios que ele, na verdade, não deseja conceder. Amigo não é exclusivista, nem egoísta; ele compartilha. Porque amizade é um sentimento muito amplo e muito belo, é um sentimento que se expande de coração para coração, entrelaça as vidas e solidifica os elos de alma. (Psicografia de Shyrlene Campos). Mentalizem-se como grandes antenas do Divino Mestre, em forma humana, a colher os frutos das elucidações do Mundo Espiritual. Essa é uma posição extremamente favorável àquele que se dispõe ao campo da fraternidade. (Psicografia de Francisco de Assis Periotto). Não posterguemos a oportunidade de Servir. (Psicografia de Divaldo Franco). É indispensável manter o Espiritismo tal qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, isto é, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios.2 (Psicografia de Chico Xavier). Busquemos em nosso interior a qualidade melhor que possuímos.3 Aprendamos a garimpar nosso melhor sentimento. (Psicografia de Francisco de Assis Periotto). Apóia teu irmão em crise, atingido pela doença ou pelo desemprego. Uma cesta básica doada, todo o mês, renovará o milagre da multiplicação de pães, feito por Jesus.4 (Psicografia de Chico Xavier). Sejamos um pólo de ligação das forças que atuam pelo Bem não permitindo que as forças do mal adentrem nosso Coração e invadam nosso Espírito. (Psicografia de Francisco de Assis Periotto). Não estamos sozinhos, Espíritos amigos acompanham nossos passos e atendem a nossas carências correspondendo a nossas vibrações.5 (Psicografia de Chico Xavier). Os homens, em sua grande maioria, acusam a violência, mas nada fazem para expulsar as reações violentas dos seus atos. Empregam, constantemente, violência nos seus julgamentos, nas suas palavras, esquecendo-se, apesar de se dizerem cristãos, dos exemplos de mansuetude do Mestre Jesus... O problema do medo e da insegurança reside na falta de compreensão de que o destino de qualquer espírito é evoluir infinitamente para a perfeição.6 (Psicografia de Adde Aguiar de Almeida). Despertai, em definitivo, para o bem, enquanto o tempo urge. Saí da anestesia da ilusão para os patamares da consciência lúcida... Erguei-vos, transformando as vossas queixas em hinos de gratidão e os vossos lamentos em poemas de alegria... Não vos amedronteis. Não desistais. Só há uma alternativa – avançar. (Psicografia de Divaldo Franco). Se a incompreensão testar as vossas resistências, eis que soa a oportunidade da tolerância e o momento da paciência, a fim de ser conquistado o contendor. E, em qualquer circunstância, amai. O amor é a força ciclópica que modela o Universo exteriorizado pelo Pai Criador. Com os sentimentos de amor e de bondade, guiados pela lógica de bronze da Doutrina Espírita, podereis dirigir os passos no rumo do Bem, com segurança, quando tudo aparentemente estiver contra vós.7 (Grifo meu). (Psicografia de Divaldo Franco). O Que Importa Notas o desprezo. O abandono te tortura. Mas o que importa é tua fé. Ouves a calúnia. A falsidade te fere. Mas o que importa é tua verdade. Assistes à revolta. A violência te atinge. Mas o que importa é teu perdão. Observas o orgulho. A arrogância te machuca. Mas o que importa é tua humildade. Reparas a inveja. O despeito te constrange. Mas o importa é tua paz. O importante não é o que os outros pensam, falam ou fazem contigo. O que realmente importa é tua atitude. (Psicografia de Antônio Baduy Filho). O mal não suprime o mal. A Lei de Deus determina, em qualquer parte, seja o mal destruído não pela violência, mas pela força pacífica e edificante do bem. (Psicografia de Chico Xavier). Associando paciência e ação, brandura e energia – e às vezes mais energia na brandura – sigamos à frente, convencidos de que o Senhor não nos desampara. (Psicografia de Chico Xavier). Perdoemos as pedras da vida... É na dor do presente que corrigimos as lutas de ontem, acendendo abençoada Luz para o nosso grande porvir. (Psicografia de Chico Xavier). Pensamentos de egoísmo, de incompreensão, de discórdia, de vaidade e de orgulho se entrechocam, à maneira de projéteis invisíveis ao redor de vossa personalidade. Faz-se imperiosa a coragem para que os óbices multiplicados não nos vençam os labores recíprocos. (Psicografia de Chico Xavier). Perseveremos agindo na prática do bem... Perseveremos Servindo... Perseveremos ofertando aos outros o melhor de nós... Perseveremos na serenidade e na elevação... Perseveremos trabalhando e servindo, entendendo e edificando, aprendendo e redimindo... Perseveremos sempre, de modo a nunca desanimarmos na construção do bem... (Psicografia de Chico Xavier).

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Aprendi..

Que nos momentos mais difíceis a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas. Aprendi que posso ficar furioso, tenho direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel. Que jamais posso dizer a uma criança que seu sonhos são impossíveis, pois seria uma tragédia para o mundo se eu conseguisse convencê-la disso. Eu aprendi que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, que eu tenho que me acostumar com isso. Que não é o bastante ser perdoado pelos outros, eu preciso me perdoar primeiro. Aprendi que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso. Eu aprendi... Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu faço quando adulto. Aprendi que numa briga eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver. Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem; e quando duas pessoas não discutem não significa que elas se amem. Aprendi que por mais que eu queira proteger os meus filhos, eles vão se machucar e eu também. Isso faz parte da vida. Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes. Aprendi também que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio. Aprendi que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério. E que amigos não são apenas para guardar no fundo do peito, mas para mostrar que são amigos. Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre. Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito. Charles Chaplin

Não Fui

Eu acho que não fui talhada para o amor...acho que não sei amar na verdade, nem como se faz para controlar e lidar com este sentimento!!! Quem me conhece sabe que eu não sou muito de mostrar sentimentos. Simplesmente não gosto que as pessoas conheçam e vejam as minhas fraquezas, não sei mostrar quando caio. Choro sozinha a maior parte das vezes e mostro o meu melhor sorriso até quando por dentro estou partida em dois. Mas quando amo...amo sem regra...sem controle ou amarras. Largo as protecções e baixo os muros, entrego-me como sou...transparente...pura como a água. E fico sempre na esperança que assim como eu o faço a pessoa que está do outro lado entenda...e proteja... e cuide da minha alma... Mas se quem recebe o meu peito o atira ao chão eu simplesmente tenho a certeza que não sei amar...
 Lakshmi

domingo, 23 de fevereiro de 2014

“Grito de alerta”


Primeiro você me azucrina, me entorta a cabeça
 Me bota na boca um gosto amargo de fel
 Depois vem chorando desculpas, assim meio pedindo
 Querendo ganhar um bocado de mel 
Não vê que então eu me rasgo Engasgo, engulo, reflito, estendo a mão
 E assim nossa vida é um rio secando 
As pedras cortando, e eu vou perguntando: até quando? 
São tantas coisinhas miúdas, roendo, comendo Amassando aos poucos com o nosso ideal São frases perdidas num mundo de gritos e gestos 
Num jogo de culpa que faz tanto mal
 Não quero a razão pois eu sei 
O quanto estou errada, o quanto já fiz destruir
 Só sinto no ar o momento em que o copo está cheio
 E que já não dá mais pra engolir 
Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta 
Eu busquei a palavra mais certa 
Vê se entende o meu grito de alerta 
Veja bem, é o amor agitando meu coração 
Há um lado carente dizendo que sim
 E essa vida da gente gritando que não
 Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta 
Eu busquei a palavra mais certa 
Vê se entende o meu grito de alerta 
Veja bem, é o amor agitando meu coração 
Há um lado carente dizendo que sim 
E essa vida da gente gritando que não

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Alzheimer

Que palavras direi ... Que te façam tremular feito bandeira ao vento, Relembrar momentos que deveriam ter sido inesquecíveis. Como posso te olhar de forma a invocar um passado poderoso Que nos levou a mudar vidas e a unir destinos? Poderá minha mão tocar a sua e deliciar teus sentidos, Arrepiar tua nuca, Excitar teus desejos. Minha respiração corresponderá a sua em um abraço E num instante nos tele portamos para o passado jovem? Adiantar-nos-ia reviver o que já se foi, O que foi vivido tão intensamente, Em forma de amor sensual, desejo de estar perto, sentir o outo? Ou quem sabe depois de tantas décadas Basta-nos olhar o outro esquecido do mundo, Parado no ar feito colibri, Desnudo de todo conhecimento, Esquecido de si mesmo... E pedir, implorar, apenas mais alguns momentos unidos na dor. MARCADORES DA ALMA

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A PROCURA

 Venho caminhando a passos curtos à tua procura. 
Passei por vales e rios, por montanhas, procurando-te na beleza das flores, no canto dos pássaros, no brilho Esfuziante de cada raio de sol. 
Tentei encontrar-te na luz serena do luar, nas Profundezas do mar. Ah! Como tentei!
 Caminhei, numa busca intensa, constante, sempre Confiante!
 Nesta jornada, cantei, sorri, chorei.
 Busquei na essência de cada acontecimento, a pureza das intenções, a sensibilidade entorpecida, o sentido das emoções. Descobri no inconsciente de cada coração a semente das paixões. Caminhei, mais e mais... 
Foi quando parei e percebi que, o que procurava dentro de mim estava.
 Latente e vibrante, apenas aguardando o meu despertar..
 Era esta semente imprescindível para a ascensão espiritual de cada um de nós.
 Ela se chama AMOR, e deve aflorar, irradiando em Cada coração.  Marcio Lordão

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO ( TOC)

O transtorno Obsessivo Compulsivo tão conhecido como TOC é a doença do século 21. Os especialistas não descobriram ainda o que causa esta doença, sabe-se somente que é um transtorno crônico que se caracteriza pela presença de compulsões e obsessões por pelo menos uma hora por dia causando sofrimento ao doente e seus familiares. Normalmente são idéias, imagens ou pensamentos que tomam conta da mente da pessoa sem ela ter vontade causando sofrimento porque por mais que ela tente afastá-las não consegue e isso são as obsessões. Já os comportamentos ou atos repetitivos que a pessoa acaba executando para reduzir sua ansiedade são as compulsões que também à pessoa não controla. Tratamento Cada caso é um caso e dependerá da gravidade dos sintomas que o paciente apresentar. O tratamento tem que ser feito com psicoterapia e medicamentos. Exemplos de Obsessões Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar Preocupações com doenças ou com o corpo Religião, pecado culpa, escrupulosidade, sacrilégios ou blasfêmias Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários podem provocar desgraças Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis Dúvidas Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios, relacionados a sexo como comportamento sexual violento, abusar sexualmente de crianças, falar obscenidades, etc. Exemplos de Compulsões Normais e Mentais Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis, poupar ou economizar Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos. Repetir palavras especiais ou frases Rezar Relembrar cenas ou imagens Contar ou repetir números Fazer listas Marcar datas Tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários. De lavagem ou limpeza Verificações ou controle Repetições ou confirmações Contagens Ordem, simetria, seqüência ou alinhamento A pessoa que possui TOC tem total consciência do problema, mas se envergonha dele por esta razão é necessário procurar tratamento o mais rápido possível! Aviso: Todo o material contido e escrito em nosso portal é coletado na internet. É extremamente recomendada a consulta à um profissional de saúde, antes de utilizar medicamentos ou fazer tratamentos contidos em nosso portal